sábado, 12 de setembro de 2009

Realizei estas atividades com minha turma de 3ª etapa.
Foi muito produtiva!

LISTA DE CORES:
AZUL
BRANCO
VERDE
VERMELHO
CORAL
LILÁS
MARROM
PRETO
BEGE
AMARELO
ROSA
CINZA



ATIVIDADES:
1. Leitura Individual - cada aluno recebe uma cópia da lista e é estimulado a fazer a leitura prévia baseada na informação de que se trata de uma lista de cores.

3. Leitura coletiva - Exposição da lista em tamanho grande para que toda a turma possa acompanhar a leitura.

4. Ordenação alfabética - Organização da lista alfabeticamente. Pode ser feita individualmente, no caderno ou coletivamente com ltiras no quadro de pregas.

5. Separação de sílabas e contagem de letras e sílabas - para esta atividade há muitas possibilidades: oralmente, através de recorte das palavras em sílabas, através de palmas e etc.

6. Ditado colorido - cada aluno deve circular os nomes das cores ditadas pelo professor seguindo o comando de cores.

7. Ditado com consulta - O prefessor dita as cores em ordem aleatória e os alunos que ainda não dominam a leitura e a escrita podem consultar a lista. Este é um ditado de leitura.

8. Ditado sem consulta - O professor dita as cores em ordem aleatória e os alunos escrevem de acordo com suas hipóteses de escrita. Este é um ditado de escrita.

9. Pesquisa e construção de tabela das preferências da turma - o professor constroi uma tabela e afixa em lugar bem visível. Cada aluno registra sua cor preferida através de uma marcação pré-estabelecida. esta tabela pode ser explorada em diversas atividades, inclusive nas matemáticas.

10. Jogo da memória colorido - Cartões com correspondencia nome da cor e cor. Pode ser jogado em pequenos grupos. O objetivo é formar pares.

11. Bingo de cores - cada aluno confecciona sua própria cartela anotando o nome de quatro cores da lista apresentada. O Professor sorteia cartões coloridos e as crianças assinalam em suas cartelas os nomes destas cores. Vence quem marcar primeiro todos os nomes da cartela.

12. Escrita das cores de memória - O professor distribui pedaços de papel nos quais os alunos deverão escrever livremente os nomes das cores que lembrar.

Um comentário: