quinta-feira, 22 de outubro de 2009

ONDE ENCONTRAR TEMPO PARA LER


"Ninguém jamais tem tempo para ler. A vida é um entrave permanente à leitura.

O tempo para ler é sempre um tempo roubado. (Tanto como o tempo para escrever, aliás, ou o tempo para amar.)

... O tempo para ler, como o tempo para amar, dilata o tempo para viver.

Se tivéssemos que olhar o amor do ponto de vista de nosso tempo disponível, quem se arriscaria? Quem é que tem tempo para se enamorar? E, no entanto, alguém já viu um enamorado que não tenha tempo para amar?

Eu nunca tive tempo para ler, mas nada, jamais, pode me impedir de terminar um romance de que eu gostasse.

A leitura não depende da organização do tempo social, ela é como o amor, uma maneira de ser.

A questão não é de saber se eu tenho tempo para ler ou não ( tempo que, aliás, ninguém me dará), mas se me ofereço ou não à felicidade de ser leitor."

DIREITOS IMPRESCRITÍVEIS DO LEITOR:

1- O direito de não ler.

2- O direito de pular páginas.

3- O direito de não terminar um livro.

4- O direito de reler.

5- O direito de ler qualquer coisa.

6- O direito ao bovarismo (doença textualmente transmissível).

7- O direito de ler em qualquer lugar.

8- O direito de ler uma frase aqui e outra ali.

9- O direito de ler em voz alta.

10- O direito de calar.



" Um livro bem lido é, um passaporte para a fantasia e o despertar de si mesmo."

DANIEL PENNAC em "Como um Romance". Editora Rocco

Nenhum comentário:

Postar um comentário