quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

O que a avaliação significa em sua vida acadêmica?

Em nosso primeiro encontro do Fascículo 2 nos deliciamos com a capacidade criadora dos cursistas que em pequenos grupo foram desafiados a manifestarem de forma criativa o que a palavra "Avaliação" significou em suas vidas como alunos.

O primeiro grupo apresentou-nos um acróstico, justificando cada palavra escolhida.




O segundo grupo apostou em um belíssimo poema...
AVALIAÇÃO

Quantas sensações sentimos
Quando somos avaliados:
Medo, angústia, temor, ansiedade.
Da criança a terceira idade.

São tão transparentes
Que todos percebem nossa fraqueza.
É um tal de suar frio,
Dor de cabeça , de barriga, calafrios.
Feche o livro, o caderno!
Lápis e borracha sobre a mesa!

De quem foi uma idéia dessa?
Não sei quem inventou,
Mas desque que o mundo é mundo,
Alguém já avaliou.

Objetiva, discursiva, reflexiva.
Intitulada a Diva de nosso potencial
Mesmo quando estamos mal.
E quem está avaliando
Nem dó da gente tem.

Eta palavra que causa em nossa mente
A sensação de pisar em ovos quentes.
Entretanto, quem disse o que sei ou não sei
Que nesse momento que deveria ser brando,
Deu branco?


E o terceiro, representou em um cartaz os sentimentos mobilizados nos momentos de avaliação...

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Como agrupo meus alunos?

Em duplas, trios, quartetos... Para definir a melhor alternativa, é necessário, antes de mais nada, diagnosticar o que cada um sabe sobre o conteúdo. Como forma de ajudar nessa tarefa essencial para a aprendizagem, respondemos a 13 questões sobre o tema...

Muito interessante esta matéria publicada pela Nova Escola que está disponível em:

http://revistaescola.abril.com.br/planejamento-e-avaliacao/interacoes/como-agrupo-meus-alunos-427365.shtml?page=1

Vale a pena dar uma olhadinha!

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Jogo Bingo de Letras

Este jogo é uma alternativa bastante interessante para fixar os nomes das letras.  Ao contrário do que muitos pensam, identificar as letras (grafemas) pelos nomes que recebem é um passo importante no processo de apropriação da leitura, uma vez que na maioria dos casos o nome dos grafemas fornecem pistas sobre os fonemas que eles representam. 
Regras:
Cada grupo recebe uma cartela e marcadores.
A professora sorteia cartões com letras e os alunos observam os cartões comparando as letras sorteadas com as de suas cartelas.
Se a letra sorteada for igual a de suas cartelas deverão marcá-las.
Vence quem primeiro completar a cartela.

Jogo Formando Palavras

Este jogo, produzido por uma cursista do Pró-Letramento Alfabetização e Linguagem em Mesquita - turma 2008, ajuda a refletir sobre a formação de palavras.  Apoiado nas figuras, o aluno tem que dar conta de nomeá-las, utilizando para isto todas as letras de um mesmo conjunto. 


Regras:

Cada aluno seleciona todas as tiras que possuem a mesma figura e organiza a respectiva palavra.
Assim que terminar pode organizar outra palavra.
Quando todas as palavras estiverem organizadas o professor ou um aluno leitor faz a conferência e aponta o vencedor de acordo com o número de palavras montadas corretamente.

Jogo Trilha do Desafio

Este foi o jogo produzido e apresentado pelo professor cursista Anderson Marinho da turma de 2008 do Pró-Letramento Alfabetização e Linguagem em Mesquita. além do visual atraente, permite muitas variações de acordo com os níveis dos alunos participantes.

Regras:

Cada participante, na sua vez de jogar, lança o dado e avança o número de casas correspondente.
Para cada letra em que parar terá que aceitar o desafio proposto pelo grupo que terá sempre relação com a letra da casa (cantar uma música com uma determinada palavra, dizer o título de uma história, o nome de um animal, uma palavra de determinada classe gramatical e etc.)

Vence quem chegar primeiro ao final da trilha.

Jogo Descubra se Puder!

Este jogo foi elaborado pela professora Gleuce (cursista do Pró-Letramento Alfabetização e Linguagem em Mesquita  - Turma 2008) e envolve leitura e escrita, além de ser bem dinâmico.

COMO JOGAR:

Os alunos deverão se dividir em grupos de no mínimo 2 e no máximo 4 componentes.

Um grupo inicia o jogo, escolhendo um envelope (Cantigas, animais ou histórias), e retirando um dos cartões. Um dos componentes deverá fazer uma mímica, para levar os outros grupos a descobrirem o que está escrito no cartão.

Os grupos deverão escrever no quadro mágico suas hipóteses.
O grupo que conseguir acertar mais e escrever corretamente as palavras ganha o jogo.


Combinados:

Todos os grupos devem ver o envelope escolhido pelo grupo desafiador.

Não vale falar, somente vale fazer mímica.

Os grupos desafiados devem escrever as palavras, caso o grupo fale o que acha, mesmo que a resposta esteja certa, não ganha o ponto.

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Boas vindas aos cursistas do Pró-Letramento Alfabetização e Linguagem - Mesquita/2010



Iniciamos os encontros do Pró-Letramento Alfabetização e Linguagem, turma 2010, na semana passada, com duas turmas.

Temos  um bom grupo de professores cursistas e a expectativa de excelentes encontros onde a construção de novos saberes será de grande proveito profissional para todos.

Desejo que todos sejam muito bem-vindos e que façam do Pró-Letramento um espaço de troca de experiências e de aprendizado.

Com carinho,

Mônica Pinheiro