domingo, 28 de fevereiro de 2010
quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010
O que a avaliação significa em sua vida acadêmica?
Em nosso primeiro encontro do Fascículo 2 nos deliciamos com a capacidade criadora dos cursistas que em pequenos grupo foram desafiados a manifestarem de forma criativa o que a palavra "Avaliação" significou em suas vidas como alunos.
O primeiro grupo apresentou-nos um acróstico, justificando cada palavra escolhida.
O segundo grupo apostou em um belíssimo poema...
AVALIAÇÃO
Quantas sensações sentimos
Quando somos avaliados:
Medo, angústia, temor, ansiedade.
Da criança a terceira idade.
São tão transparentes
Que todos percebem nossa fraqueza.
É um tal de suar frio,
Dor de cabeça , de barriga, calafrios.
Feche o livro, o caderno!
Lápis e borracha sobre a mesa!
De quem foi uma idéia dessa?
Não sei quem inventou,
Mas desque que o mundo é mundo,
Alguém já avaliou.
Objetiva, discursiva, reflexiva.
Intitulada a Diva de nosso potencial
Mesmo quando estamos mal.
E quem está avaliando
Nem dó da gente tem.
Eta palavra que causa em nossa mente
A sensação de pisar em ovos quentes.
Entretanto, quem disse o que sei ou não sei
Que nesse momento que deveria ser brando,
Deu branco?
Marcadores:
Atividades criativas,
Atividades dos cursistas,
Fascículo 2
terça-feira, 23 de fevereiro de 2010
Como agrupo meus alunos?
Em duplas, trios, quartetos... Para definir a melhor alternativa, é necessário, antes de mais nada, diagnosticar o que cada um sabe sobre o conteúdo. Como forma de ajudar nessa tarefa essencial para a aprendizagem, respondemos a 13 questões sobre o tema...
Muito interessante esta matéria publicada pela Nova Escola que está disponível em:
http://revistaescola.abril.com.br/planejamento-e-avaliacao/interacoes/como-agrupo-meus-alunos-427365.shtml?page=1
Vale a pena dar uma olhadinha!
Marcadores:
Alfabetização,
Avaliação,
matérias interessantes
sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010
Jogo Bingo de Letras
Este jogo é uma alternativa bastante interessante para fixar os nomes das letras. Ao contrário do que muitos pensam, identificar as letras (grafemas) pelos nomes que recebem é um passo importante no processo de apropriação da leitura, uma vez que na maioria dos casos o nome dos grafemas fornecem pistas sobre os fonemas que eles representam.
Regras:
Cada grupo recebe uma cartela e marcadores.
A professora sorteia cartões com letras e os alunos observam os cartões comparando as letras sorteadas com as de suas cartelas.
Se a letra sorteada for igual a de suas cartelas deverão marcá-las.
Vence quem primeiro completar a cartela.
Marcadores:
Alfabetização,
Jogos de Alfabetização
Jogo Formando Palavras
Este jogo, produzido por uma cursista do Pró-Letramento Alfabetização e Linguagem em Mesquita - turma 2008, ajuda a refletir sobre a formação de palavras. Apoiado nas figuras, o aluno tem que dar conta de nomeá-las, utilizando para isto todas as letras de um mesmo conjunto.
Cada aluno seleciona todas as tiras que possuem a mesma figura e organiza a respectiva palavra.
Assim que terminar pode organizar outra palavra.
Quando todas as palavras estiverem organizadas o professor ou um aluno leitor faz a conferência e aponta o vencedor de acordo com o número de palavras montadas corretamente.
Marcadores:
Atividades dos cursistas,
Jogos de Alfabetização,
Turma 2008
Jogo Trilha do Desafio
Este foi o jogo produzido e apresentado pelo professor cursista Anderson Marinho da turma de 2008 do Pró-Letramento Alfabetização e Linguagem em Mesquita. além do visual atraente, permite muitas variações de acordo com os níveis dos alunos participantes.
Cada participante, na sua vez de jogar, lança o dado e avança o número de casas correspondente.
Para cada letra em que parar terá que aceitar o desafio proposto pelo grupo que terá sempre relação com a letra da casa (cantar uma música com uma determinada palavra, dizer o título de uma história, o nome de um animal, uma palavra de determinada classe gramatical e etc.)
Vence quem chegar primeiro ao final da trilha.
Marcadores:
Atividades dos cursistas,
Jogos de Alfabetização,
Turma 2008
Jogo Descubra se Puder!
Este jogo foi elaborado pela professora Gleuce (cursista do Pró-Letramento Alfabetização e Linguagem em Mesquita - Turma 2008) e envolve leitura e escrita, além de ser bem dinâmico.
COMO JOGAR:
Os alunos deverão se dividir em grupos de no mínimo 2 e no máximo 4 componentes.
Um grupo inicia o jogo, escolhendo um envelope (Cantigas, animais ou histórias), e retirando um dos cartões. Um dos componentes deverá fazer uma mímica, para levar os outros grupos a descobrirem o que está escrito no cartão.
Os grupos deverão escrever no quadro mágico suas hipóteses.
O grupo que conseguir acertar mais e escrever corretamente as palavras ganha o jogo.
Combinados:
Todos os grupos devem ver o envelope escolhido pelo grupo desafiador.
Não vale falar, somente vale fazer mímica.
Os grupos desafiados devem escrever as palavras, caso o grupo fale o que acha, mesmo que a resposta esteja certa, não ganha o ponto.
Marcadores:
Atividades dos cursistas,
Jogos de Alfabetização
domingo, 7 de fevereiro de 2010
Boas vindas aos cursistas do Pró-Letramento Alfabetização e Linguagem - Mesquita/2010
Iniciamos os encontros do Pró-Letramento Alfabetização e Linguagem, turma 2010, na semana passada, com duas turmas.
Temos um bom grupo de professores cursistas e a expectativa de excelentes encontros onde a construção de novos saberes será de grande proveito profissional para todos.
Desejo que todos sejam muito bem-vindos e que façam do Pró-Letramento um espaço de troca de experiências e de aprendizado.
Com carinho,
Mônica Pinheiro
Assinar:
Postagens (Atom)