quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Montagem de palavras curzadas

Oficina de Palavras Cruzadas
Você gostaria de criar um passatempo de palavras cruzadas, mas não sabe como começar? Aqui vão dicas bem simples. É muito divertido. Depois que você fizer sua primeira cruzada, vai querer criar muitas outras. Vamos nessa? 
1. O diagrama
Em primeiro lugar, aqui vai um diagrama para você copiar.

2. Escolhendo as palavras
A dica, neste caso, é usar palavras com letras fáceis e bem comuns em outras palavras. Vamos precisar de seis, todas com cinco letras. Vá escolhendo uma por uma e encaixando nos espaços. Faça isso tudo a lápis, assim dá pra mudar, se precisar.
3. A primeira
Começando, você coloca uma palavra de 5 letras na primeira fileira horizontal. Por exemplo, eu vou usar a palavra COCAR.

4. A segunda
Depois da primeira, você vai tentando encaixar outras palavras que combinem com a que já está lá. Neste caso, escolhiROSTO para sair do “R” do COCAR.

5. E vamos continuando...
Lá embaixo, na terceira linha horizontal, vejo que precisamos de uma palavra que termine com “O”. Escolhemos LIMPO.



DICA IMPORTANTE
Veja bem a primeira e a terceira letra desta palavra porque elas serão as últimas letras de outras duas palavras, certo?

6. E vamos em frente...

7. Está quase no fim!
No final, vai ficando mais difícil porque precisamos de palavras que comecem e terminem com a letra tal e a do meio também já está lá. Neste exemplo, achei a palavra COMUM.

8. A última palavra. Ufa!
Falta a última: precisa começar com “R”, terminar com “S” e ter um “M” no meio. Já sei! RAMOS

9. Será que falta algo?
Agora que você tem todas as RESPOSTAS, ficaram faltando o quê? AS PERGUNTAS!
Mas primeiro numere as respostas no diagrama.

10. Capriche!
Encontre boas perguntas para suas respostas. Para uma mesma palavra existem várias perguntas possíveis: fáceis, difíceis, engraçadas... Exemplo: RAMOS: Sinônimo de galhos.Ou ainda: Tony ..... , nome de um ator brasileiro.
11. Pronto!
Veja como ficaram nossas perguntas e resolva a cruzadinha para testá-la.



Gostou? Agora invente a sua! Você pode tentar formatos e tamanhos diferentes. Também dá para falar de um tema só, usar outros idiomas... São muitas possibilidades. Vá em frente. Invente!
Fonte: http://www.divertudo.com.br/bau/cruzadas/oficina.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário