terça-feira, 18 de setembro de 2012

Breve lançamento!


Em breve estarei lançando meu primeiro livro!


Há tempos tenho acalentado o desejo de produzir um livro que auxilie professores alfabetizadores na complexa tarefa de alfabetizar.
Muito se tem falado em letramento. Eu mesma sou uma defensora de que é preciso ir além da alfabetização, como propõe Ana Teberosky (1997). Mas é preciso reconhecer que com toda esta ênfase em letrar temos descuidado da alfabetização inicial.  Tenho visto e acompanhado o trabalho de muitos professores  alfabetizadores que, simplesmente, não dão conta do que Magda Soares (2002), chama de aquisição da tecnologia do ler e do escrever. Imersos no ideal de letrar, se esquecem que é preciso um trabalho sistemático de apropriação do sistema de escrita alfabética, como afirmam Albuquerque, Moraes e Ferreira (2008), para que bons níveis de letramento sejam garantidos e ampliados.
Atividades que envolvam contagem de letras de palavras, partição escrita de palavras em letras, partição escrita de palavras em sílabas e comparação de palavras quanto à presença de sílabas iguais/diferentes, identificação de sílabas com ou sem correspondência escrita, identificação de rima/aliteração com ou sem correspondência escrita são alguns exemplos de práticas sistemáticas de alfabetização.
Neste livro, além da fundamentação teórica, proponho atividades com jogos como estratégia de alfabetização e apresento uma coletânea de jogos inéditos que podem ser confeccionados pelos professores.
Todos estes jogos, produzidos ao longo de minha experiência como alfabetizadora, são acompanhados de uma ficha didática para que os professores saibam quais os mecanismos acionados para favorecer a apropriação do sistema de escrita alfabética.
Meu desejo é que esta seja mais uma ferramenta de auxílio ao professor no processo de alfabetização.
Em breve estarei divulgando o livro e o contato para aquisição do mesmo.
Um grande abraço a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário